terça-feira, 21 de maio de 2013

Elaboração de Paper


Estamos quase no final de semestre e esta, é uma época em que muito se solicita PAPER. 

O Paper é um tipo de artigo solicitado nos cursos superiores, porém, mais simples e resumido. Possui em sua estrutura os elementos pré-textuais (cabeçalho, resumo e palavras-chave), elemento textual (introdução, desenvolvimento e conclusão) e elementos pós-textuais (referências, apêndices e anexos). Deve apresentar análises e observações com objetividade, clareza e coerência a respeito do tema pesquisado. 

O paper deve ser bem redigido, com vocabulário culto e objetivo devendo ser evitado usar expressões coloquiais, gírias e que contenham julgamentos e proposições desnecessários. Deve-se evitar também parágrafos repetitivos e superficiais pois caso isso ocorra, pode tornar o texto cansativo prolixo. Ao mesmo tempo, deve-se evitar compactuá-lo demais de forma que, prejudique a compreensão. 

Seu propósito: 


De um modo geral, o paper é produzido para divulgar resultados de pesquisas científicas. Entretanto, esse tipo de trabalho também pode ser elaborado com os seguintes propósitos: 
- Discutir aspectos de assuntos ainda pouco estudados ou não estudados (inovadores); 
- Aprofundar discussões sobre assuntos já estudados e que pressupõem o alcance de novos resultados; 
- Estudar temáticas clássicas sob enfoques contemporâneos; 
- Aprofundar ou dar continuidade à análise dos resultados de pesquisas, a partir de novos enfoques ou perspectivas; 
- Resgatar ou refutar resultados controversos ou que caracterizaram erros em processos de pesquisa, buscando a resolução satisfatória ou a explicação à controvérsia gerada. 
Além desses objetivos, o paper pode abordar conceitos, idéias, teorias ou mesmo hipóteses de forma a discutí-los ou pormenorizar aspectos. 
Ao produzir o artigo, o aluno inicia uma aproximação aos conceitos e à linguagem científica que necessitará desenvolver no momento da elaboração do trabalho de conclusão de curso. 
A elaboração de artigos estimula, ainda, a análise e a crítica de conteúdos teóricos e de idéias de diferentes autores, contribuindo para que o aluno aprenda a sintetizar conceitos, fazer comparações, formular críticas sobre um determinado tema à luz de pressupostos teóricos ou de evidências empíricas já sistematizadas (http://sosmonografias.webnode.com.br/news/paper-o-que-e-e-como-fazer/)

Se você deseja solicitar a elaboração de um paper, entre em contato através do e-mail isis.alv@hotmail.com descrevendo o tema do seu paper, prazo para entrega e se, caso tenha sido solicitado, descrever a metodologia ou demais critérios que necessitam ser especificados. Trabalhamos com o paper no modelo Uniasselvi entre outros.





Nenhum comentário:

Postar um comentário